Ter uma boa experiência com a internet em casa é uma mistura de saber escolher entre os melhores planos de internet, o que mais combina com as suas necessidades, e entender qual o melhor roteador. 

Além dos computadores e dos celulares, as casas contam ainda com dispositivos diversos que precisam da rede wireless em pleno funcionamento. 

São refrigeradores inteligentes, dispositivos de comando, de luz e som e até mesmo a chave digital das portas. Tudo isso precisa de boa conexão para funcionar bem em uma casa. 

Independentemente da quantidade de dispositivos em casa, é importante saber qual o melhor roteador. E para te ajudar nisso, a Mhnet separou dicas e informações importantes. Confira.

Afinal, qual o melhor roteador? 

Saber qual o melhor roteador para a sua casa ou escritório demanda entender pontos como velocidade da internet e infraestrutura do ambiente. 

Isso porque o roteador é um dispositivo que leva o sinal de internet para os outros dispositivos da casa. Ele precisa fazer um caminho até cada aparelho. 

Todos os roteadores têm um alcance de pelo menos 100 metros. No entanto, algumas barreiras podem prejudicar o sinal, como paredes muito grossas, portas fechadas e outros obstáculos parecidos. 

Nesses casos, se faz necessário investir em um repetidor de sinal, que vai receber o sinal do roteador e vai enviar para os dispositivos mais próximos. 

É possível conferir a velocidade do roteador na etiqueta com a descrição embaixo dele. Depois do número que vem na nomenclatura do aparelho, é possível encontrar uma letra que pode ser a, v, g ou n. Quanto maior a letra, maior é a velocidade. Ou seja, aparelhos com a letra n são mais potentes nesse sentido.

Qual a distância máxima que um roteador pode alcançar?

Sempre que nos perguntamos qual o melhor roteador para a nossa casa, o primeiro ponto que conferimos é a distância que ele promete suprir. A maior parte dos aparelhos indicam mais de 100 metros de alcance. 

No entanto, como dito anteriormente, muitos fatores podem influenciar na eficiência do aparelho. Como, por exemplo, paredes grossas, quebra de andar, portas grossas e fechadas e o dispositivo ficar escondido na parte de baixo de algum móvel. 

Qual o melhor roteador de longo alcance? 

Com o avanço da tecnologia, o número de brasileiros com acesso a internet aumentou significativamente. Com isso, também ficou mais fácil entender qual o melhor roteador. Isso porque agora existem aparelhos que prometem quebrar as paredes e ter um alcance de mais de 900 metros. 

Todo roteador tem antenas, mesmo os aparelhos que as colocam de maneira embutida. Os roteadores que prometem longo alcance vêm com três antenas, que potencializam o alcance. 

Esses são dispositivos que prometem a não obrigatoriedade de repetidores de sinal pela casa e são ideais para sobrados e áreas muito amplas. Além dos aparelhos de acesso comuns, como celulares e computadores, a TV também ganha agilidade com esse tipo de aparelho.

Qual o melhor roteador: onde instalar o aparelho?

Na hora de escolher um pacote de dados entre os planos de internet disponíveis, converse sobre a sua necessidade de utilização do roteador. 

Isso porque existem diversas opções que podem atender perfeitamente a sua demanda. Basta responder perguntas como: quais os cômodos que o aparelho precisa alcançar, quantos entraves aparecem e qual o tamanho da casa. 

Algumas dicas simples de instalação ainda podem maximizar a potência do aparelho, incluindo instalá-lo sempre em locais altos e com acesso aos cômodos principais, como corredores.

Não coloque nenhum objeto próximo ou na frente do dispositivo, como plantas e objetos decorativos. Deixe-o sempre no alto e livre de interferências.

Principais dicas para escolher o melhor roteador?

Ainda não sabe qual o melhor roteador para as suas necessidades? A gente te ajuda a identificar as características mais importantes para que esse aparelho proporcione boa experiência de internet.

Velocidade

Escolha sempre por aparelhos com mais de 300 Mbps de velocidade. Aqui é importante ressaltar que o plano de internet escolhido deve condizer com o que o aparelho pode proporcionar. 

Afinal de contas, não adianta investir em um dispositivo de alta velocidade, se o seu plano não disponibilizar internet suficiente. 

Antena 

A antena é fator importante na hora de saber escolher qual o melhor roteador. Para saber qual a sua potência, verifique o dBi da sua antena. Quanto maior ele for, maior é o alcance que ela proporciona. 

USB e LAN

Essas são entradas importantes para a conexão direta dos aparelhos e também o compartilhamento dos wireless entre impressoras e outros dispositivos. 

Verifique se o seu aparelho possui essas entradas e se a quantidade é suficiente para as suas necessidades. 

Compre um roteador configurado  

E nada melhor do que receber um aparelho já pronto para o uso. Esse é um dos melhores benefícios que a Mhnet irá te proporcionar. Afinal de contas, os roteadores da Mhnet Telecom vêm configurados diretamente da fábrica. 

Isso quer dizer que os roteadores saem de fábrica com um firmware feito exclusivamente para a Mhnet Telecom, com configurações específicas para aumentar o desempenho dos aparelhos para você ter uma melhor conexão, além de maior segurança de acesso e as suas informações armazenadas em seus dispositivos.

É segurança e agilidade para utilizar a internet para todos os fins que desejar. 

Qual o melhor roteador? Encontre o seu na Mhnet

Agora que você já sabe escolher qual o melhor roteador para a sua casa ou escritório, está na hora de escolher os planos de internet da Mhnet

Utilize as dicas de como instalar e entender a demanda de velocidade de acordo com o espaço e tenha uma ótima experiência com a utilização da internet!

Com 55 lojas presentes em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, a Mhnet conta com mais de 25 mil km de fibra óptica para levar até seus clientes a melhor conexão. Acesse nosso site e confira!

Para outros conteúdos sobre tecnologia, continue no Blog da Mhnet!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha todos os campos no formulário abaixo e entraremos em contato.