Internet lenta é um problema que tira o sono de muita gente, não é mesmo? Principalmente quando acontece durante o home office ou estudos.

Além disso, até naqueles momentos de descanso ou lazer, quando você decide assistir um filme em seu streaming favorito, se a conexão estiver ruim a experiência vai ser prejudicada.

Mas você sabia que internet lenta tem vários motivos para acontecer? E ainda que você tenha escolhido entre os melhores planos de Internet, precisa considerar alguns pontos para garantir uma boa navegação?

Por isso a Mhnet trouxe este artigo exclusivo para você saber o que fazer para resolver problemas de internet lenta. Confira com a gente e boa leitura!

Afinal, o que pode causar lentidão na Internet?

São diversos os motivos que levam a internet a ficar lenta. E cada um vai depender do tipo de conexão que você utiliza. Entre os principais estão:

Rede interna: A primeira questão para explicar a internet lenta pode estar no cabeamento, algum defeito ou interferência entre a distribuição e a chegada da conexão à sua casa. Geralmente, é preciso a avaliação de um técnico para saber como solucionar..

Rede externa: Essa lentidão acontece quando as configurações da central de dados da sua rede, discos ou servidores, estão com problemas. Ou seja, a fornecedora de conexão passa por reparos. Nestes casos, é necessário saber primeiro se há alguma manutenção ou instabilidade na rede antes de considerar os outros problemas.

Conexão lenta de internet sem fio

As redes wi-fi são aquelas com transmissão sem fio, muito comuns, por exemplo, em celulares, notebooks e tablets.

O mau posicionamento do equipamento, interferências físicas como paredes e até mesmo outros dispositivos eletrônicos próximos podem comprometer esse tipo de conexão e deixar a internet lenta.

Além disso, uma baixa amplitude pode causar lentidão, falha ou quedas dos acessos.

Pacotes limitados

Algumas empresas oferecem limite de navegação em seus principais pacotes de internet. Ou seja, você tem certa quantidade de uso em alta velocidade, e caso atinja o limite, continua com a navegação, porém em velocidade reduzida e com internet lenta.

Problemas de configuração ou vírus no dispositivo

Por último, se a configuração do seu computador, telefone ou qualquer outro dispositivo que usa internet for incompatível com suas necessidades, provavelmente o uso da internet será lento. O ideal é sempre conferir as orientações de configuração para cada tipo de utilização.

Além disso, manter um antivírus confiável sempre atualizado.

5 Dicas para sua Internet ficar mais rápida

Abaixo, separamos algumas dicas que irão contribuir para que você abandone a internet lenta e tenha uma conexão realmente incrível.

1 – Confira o sinal da operadora e da sua conexão

Parece óbvio, sabemos, mas a primeira coisa a se fazer ao perceber uma conexão lenta é verificar com a operadora se há interrupção ou problema na rede.

Além disso, é importante conferir a velocidade do seu plano através de um medidor de conexão e ter essas informações quando entrar em contato.

2 – Confira se há falhas no hardware que justifiquem a internet lenta

Também é uma dica simples mas não deixa de ser importante. Isso porque um simples cabo desconectado, em mal estado ou corrompido pode comprometer a qualidade de navegação.

Aliás, há casos em que casas com crianças ou pets tiveram interrupção da Internet apenas porque houve o desligamento da conexão. Encontrando algum problema, resolva-o e teste novamente.

Porém, se tudo parecer em ordem, a recomendação principal de “desligar todo o equipamento, aguardar e religar” pode sim ter efeito. Quando é realizada, há uma pausa na transmissão de dados que pode ser restabelecida com o procedimento de forma correta.

3 – Veja se seu roteador ou modem está na melhor posição de funcionamento

Após conferir se tudo está ok com sua conexão e equipamentos, vale a pena entender se seu modem ou roteador realmente está no local adequado. Por vezes, ao mudarmos os móveis do lugar, podemos criar barreiras naturais para a internet. Neste caso, estamos falando do wi-fi.

Especialistas recomendam que o equipamento esteja sempre na região central da casa. Ou então, em um cômodo superior e preferencialmente aberto. Isso porque eles irradiam a conexão para frente e para baixo.

No caso da antena, o conceito é o mesmo. Coloque-a deitada, a fim de que as ondas percorram um caminho vertical até os dispositivos.

Por último, evite ter modens e roteadores próximos a outros aparelhos eletrônicos ou janelas, para que outras ondas não causem interferências e deixem a internet lenta.

4 – Tome cuidado com repetidores

Muitos lugares onde o roteador não dá conta de distribuir o sinal de Wi-fi costumam utilizar repetidores para deixar o sinal mais forte. E sim, a alternativa é interessante, porém precisa de atenção especial à qualidade do equipamento e qual o serviço ele é capaz de oferecer.

Em resumo, não adianta possuir uma boa velocidade na internet, um bom equipamento, roteador e modem, se o repetidor não for capaz de retransmitir o sinal de forma correta.

5 – Considere quantos aparelhos estão conectados e que tipo de uso fazem

Por último, mesmo em internets mais rápidas ou pacotes grandes, há sempre um limite de uso e ele depende de duas coisas: quantas pessoas usam a conexão e como.

Caso perceba que a internet lenta acontece sempre quando há muitos dispositivos ligados, dê preferência àqueles que precisam do acesso com maior velocidade. Outro ponto é entender se sua conexão suporta serviços que exigem maior banda ao mesmo tempo.

Por exemplo, streaming em alta resolução ou jogos onlines.

Dica extra: evite internet lenta com os pacotes da Mhnet!

Para terminar, nós temos a dica que vai ser o diferencial para quem não quer internet lenta e deseja curtir o melhor da conexão em vários dispositivos e como quiser.

A Mhnet tem pacotes com alta velocidade e os melhores preços para banda larga via fibra óptica! É possível contratar velocidades de 90 Mega até 700 Mega. E tudo isso com altíssima qualidade de um dos 10 maiores provedores de banda larga fixa da Anatel, na categoria de pequenos e médios provedores.

Com 55 lojas presentes em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, a Mhnet conta com mais de 25 mil km de fibra óptica para levar até seus clientes a melhor conexão. Acesse nosso site e confira!

Para outros conteúdos sobre tecnologia, continue no Blog da Mhnet!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha todos os campos no formulário abaixo e entraremos em contato.