A busca por práticas de segurança nas operações de rede é um trabalho constante, principalmente no mercado de telecomunicações e provedores de internet. Ativa nesse movimento, a Mhnet recebeu o selo MANRS, atestando a confiabilidade e segurança de roteamento da sua rede.
O MANRS (Mutually Agreed Norms for Routing Security) é uma iniciativa criada em 2014 com objetivo de melhorar a segurança e resiliência do sistema de roteamento global a partir de uma lista de recomendações a serem seguidas, essa lista foi chamada de “Routing Resilience Manifesto”.
Atualmente o MANRS possui uma lista de recomendações que inclui:
- Prevenir a propagação de informações de roteamento incorretas;
- Prevenir tráfego com origem ilegítimas (anti-spoofing);
- Facilitar a comunicação e coordenação entre operadores de rede;
- Facilitar a validação de informações de roteamento em uma escala global.
A implementação das diretrizes do MANRS é fundamental para garantir a segurança e estabilidade das operações de rede na Mhnet. “Suas diretrizes robustas ajudam a mitigar riscos de segurança e fortalecem nossa credibilidade como operadora responsável na Internet. Nossa experiência com o MANRS tem sido extremamente positiva e contribuiu muito em nossa busca por ecossistema digital mais seguro e confiável”, complementa Rodrigo Gavioli, Administrador de Redes da Mhnet.
Participar do MANRS reforça o compromisso com a segurança da Internet. Com isso, a Mhnet passa a integrar um grupo seleto de empresas do mercado de telecomunicações mundial, garantindo a confiabilidade e reafirmando o seu compromisso com a segurança de roteamento.